quarta-feira, 9 de abril de 2008

Pão recheado com frango


Olá pessoal! Vou começar com uma receitinha fácil de pão salgado, este eu recheei com frango.

Massa:

500 gr de farinha de trigo

1 colher de (sopa) fermento biológico seco

1/2 xícara de óleo de girassol

1 ovo inteiro e uma gema

1/2 colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) açucar

1 xícara de água morna aproximadamente

Peneire a farinha em uma bacia, acrescente o sal e o açúcar, coloque os ovos levemente batidos, o óleo, o fermento dissolvido em ¼ da água e vá misturando com a mão, vá acrescentando água até formar uma massa boa de amassar. Sove em superfície enfarinhada até que fique bem lisa e uniforme. Deixe descansar até dobrar de volume.

Após o descanso, abra pequenas porções com o rolo, espalhe um pouco de recheio e enrole como um rocambole, vá colocando os pãezinhos em uma forma untada e enfarinhada, deixe crescer novamente, pincele com a clara e polvilhe gergelim ou queijo ralado e leve ao forno em temperatura média até estar assado e levemente corado. Este pão por ser salgado e pincelado com claras, não fica muito escuro, então fique de olho e não deixe passar do ponto no forno.

Recheio:

1 peito de frango

1 cebola grande

1 tomate bem maduro

1 ou 2 dentes de alho amassados

Tempero verde a gosto

3 colheres de óleo

Sal a gosto

1 cubo de caldo de galinha

Tempere o frango com pouco sal, frite-o no óleo bem quente dos dois lados até corar levemente, coloque a cebola, o tomate e o alho, deixe fritar bem, pingando água e deixando dar uma “grudadinha” de leve para pegar cor. Depois acrescente água com o caldo de galinha diluído e deixe cozinhar até ficar macio. No final do cozimento coloque o tempero verde picado. Desfie o frango e coloque-o de volta no caldo. Se tiver muito “aguado”, leve ao fogo novamente para secar o molho. Este deve ser bem grossinho, quase seco para não "“encruar"” a massa do pão. Espere esfriar para utilizar.

2 comentários:

Miriam Gonzalez disse...

Um Pão com recheio de frango é td de bom, gostei muito da receita..........

Claudia Lima disse...

Ótima receita!
Estou começando a me aventurar com pães e esta parece tudo de bom.
Boa idéia não só para o lanche, mas tb para almoço e jantar.