quinta-feira, 7 de junho de 2012

CARNE MOÍDA CASEIRA E DELICIOSA



Oi meus netinhos,

Estou ensinando logo abaixo como fazer uma deliciosa carne moída.
Vocês terão conhecimento de como deixar sua carne moída bem apetitosa sem usar temperos prontos e produtos industrializados com conservantes químicos...   É a verdaderia carninha da vovó.
Ela é especial para recheios de pastéis, lasanhas, molho bolonhesa, nhoque, bolo de batata, escondidinho...

Ingredientes
1kg de carne  Apá ou Patinho moída 2 vezes.
2 cebolas picadas
3 tomates picados
3 dentes de alho picados
1 xícara salsa picada
2 colheres (chá) sal ou a gosto
pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) colorau
1 colher (sopa) azeite

Modo de Preparo:
Note que os ingredientes são muito simples, mas o segredo de uma boa carne moída está no preparo. Repare também que utilizei carnes com pouca gordura. Não gosto de usar acem porque acho muito gordurosa. Você pode usar músculo de primeira também.
Em uma panela grande e de fundo grosso coloque no fogo com azeite e o colorau. Este azeite é para soltar a cor. Assim que a cor do colorau estiver no azeite, acrescente a cebola, o alho, a carne, o sal e a pimenta. Vá mexendo e refogando. Você vai sentir que a carne começa a sorar líquido. Esse líquido seca e a carne começa a "fritar". Mexa por uns minutos para refogar bem toda a carne.  Acrescente o tomate. Continue refogando.  Em um determinado momento, o tomate vai se dissolver e o fundo da panela começará a agarrar.  Deixe agarrar bem (sem queimar). Pingue um pouco de água e deixe desgarrar todo o fundo.  É exatamente este agarradinho que da todo sabor.  Essa técnica serve para qualquer refogado. É diquinha de vovó mesmo.
Se estiver muito molhada para o seu paladar, deixe secando mais um pouco no fogo. No final acrescente salsa picada.  

Dica Recheio de Pastel:
Misture em sua carne moída já pronta, pimentão verde cru bem picadinho.  Coloque uma parte de ovo cozido  (cortado em 4) em cada pastel.

Beijos

Vovó Cotinha

Nenhum comentário: