sexta-feira, 22 de junho de 2012

TORTA FRIA DELICIOSA da Vovó - Receita


Já vi muita gente chamar essa torta de vários nomes diferentes. Alguns chamam de torta sanduíche, torta salgada de pão de forma, torta de pão, sanduíche de migas... todas estão falando da mesma torta. Essa receita é muito boa. Espero que você goste.
Quando faço, meus netinhos ficam loucos auhauhauah...

Ingredientes:
1 pão de forma sem as cascas
1 vidro (500g) de maionese 
1 vidro (250) de maionese
1 copo de requeijão cremoso.
1 peito de frango 
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 folha de louro
sal à gosto
Pasta ou geléia de ameixa (receita no blog do meu neto Mauro Rebelo)
2 xícaras de leite temperadas com sal.
batata palha para decorar

Modo de Preparo:
Primeiro vou explicar algumas coisas que estão na lista de ingredientes. 
Coloquei 2 vidros de maionese de tamanhos diferentes. O vidro de 250g vocês usarão na pasta de frango que vamos fazer.  Já o vidro maior, vamos usar na montagem da torta.
O requeijão cremoso será utilizado na cobertura. Se ele estiver muito grosso e dificultando assim ser espalhado na torta, acrescente um pouco de maionese.  Não é obrigatório usar toda a maionese. Use o bom senso para que a torta não fique enjoativa.

Primeiramente vamos fazer a Pasta de Frango.
Em uma panela coloque o peito de frango, a cebola, o alho, o louro, o extrato de tomate, sal e agua até cobrir o frango.  Deixe cozinhar e reduzir bem o caldo. Cuidado para não queimá-lo.  Quando estiver cozido e quase sem caldo, desfie bem miudinho ou passe rapidamente no processador. Acrescente um pouquinho do caldo que sobrou na panela. Na receita eu não coloquei salsa picada, mas se quiser, pode colocar.  Acrescente maionese até dar o ponto que você gosta. A intenção é formar uma pasta bem rica em frango.  Experimente e acerte o sal, se necessário. Reserve.

Montagem:
Compre na padaria o pão de forma já cortado na horizontal (ao comprido) para te facilitar.   Mas se na sua padaria não tiver, ou acha que a qualidade não é muito boa, compre qualquer pão de forma da marca que desejar e retire as cascas.  Você pode montar a torta com o pão em quadradinhos, sem problemas. O importante é que seja um pão de ótima qualidade. Bem fofinho.

Em uma bandeja, coloque a primeira camada de pão de forma. Com auxílio de uma colher, regue o pão com leite  temperado. Cuidado para não regar demais.  Só um pouquinho.
Passe uma camada fininha de maionese e passe o recheio de frango. Faça camadas como essa até terminar a torta.   

Você pensa que a vovó aqui está caduca e esqueceu de dizer do recheio doce?
Se acharam isso, então estão com razão uahauha. Eu já estava esquecendo uahauhauah...
Durante a montagem da torta, em uma das camadas centrais, coloque recheio de geléia de ameixa.  Você pode colocar qualquer geléia, mas eu gosto mais de ameixa. Combina muito bem.

Para finalizar, passe requeijão cremoso apenas na parte de cima da torta.  Passe maionese nas laterais e grude batata palha em toda a superfície.  Não esqueçam dessa camada, pois da um sabor incrível.

Veja também a receita do meu netinho Mauro Rebelo de Torta Sanduíche de Cachorro Quente.  Lá você encontra a receita da Pasta de Ameixa para Tortas. É muito boa.

Beijos





Nenhum comentário: