domingo, 7 de dezembro de 2008

Bolachinhas - Shortbread Cookies



Fiz essas bolachinhas o ano passado pra presentear amigos no Natal. Achei que ficaram uma delícia e foram um sucesso. Certamente repetirei essa receita muitas e muitas vezes. A receita foi tirada do sensacional "Joy of Baking" e traduzida por mim.

Massa:
2 xícaras (280 gramas) de farinha de trigo
1/4 de colher de chá (2 gramas) de sal
200 gramas de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
1/2 xícara (60 gramas) de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de extrato de baunilha (ou essência)
Em uma vasilha misture a farinha e o sal. Reserve.

Na batedeira, bata a manteiga até ficar bem cremosa, adicione o açúcar e bata até ficar um creme homogêneo. Adicione a baunilha. Adicione delicadamente a farinha (incorporei a farinha ao creme à mão mesmo, sem usar a batedeira).

Faça uma "bola" de massa, enrole em plástico e leve à geladeira por mais ou menos 1 hora. (Esse passo é necessário, senão a massa fica muito mole para abrir).

Forre a assadeira com papel manteiga.

Em uma superfície levemente enfarinhada abra a massa na espessura desejada, (tive que abrir entre 2 plásticos para não grudar), corte com os cortadores e coloque na assadeira preparada. Leve a assadeira já com as bolachinhas novamente à geladeira por cerca de 15 minutos (assim elas vão manter o formato ao assar - e espalhar menos). Enquanto isso, pré-aqueça o forno em 180º C.

Leve ao forno por cerca de 8 - 10 minutos ou até que as bolachinhas estejam levemente coradas nas bordas.
Retire o papel com as bolachinhas da forma (coloquei sobre a mesa mesmo, com o papel) para esfriar.
*Obs.
Eu passei as bolachinhas no açúcar "comum" depois de prontas. Testei passar no açúcar de confeiteiro e no comum e com esse último ficaram muito melhores (mais bonitas) e mais gostosas.