quinta-feira, 10 de julho de 2008

Bolo de Banana com Cobertura Crocante


Aqui nos EUA bolos de banana são muito comuns e populares. São chamados de "Banana Bread" (Pão de Banana), dai eu me questionava se seria bolo ou pão, mas agora sei que é bolo. Em todo lugar se encontra com facilidade.

Eu costumava fazer bolos de banana quando morava no Brasil, mas não trouxe nenhuma receita na bagagem. Esta foi uma das primeiras que encontrei nas minhas pesquisas na Internet. É do site quick-easy-recipes.com.

É bom sempre utilizar bananas bem maduras nesta receita, pois isto confere um aroma e um paladar inigualáveis ao bolo.

As nozes podem ser omitidas ou substituídos por passas ou amendoim torrado. Fica muito bom também. Quando utilizo a Cobertura Crocante prefiro deixar a massa purinha para não roubar o show da cobertura.

A receita da cobertura creio que retirei de um livro há muito tempo. Infelizmente não tenho aqui comigo para citar o título.


Ingredientes:

1/2 xícara de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar (uso 1/2 xícara)
2 ovos
1 colher chá de essência de baunilha (adicionei por conta)
1 xícara de bananas maduras amassadas (3 médias)
2 xícaras de farinha de trigo (uso integral ou meio a meio)
1 colher chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de sal
1 xícara de nozes picadas (uso 1/2)


Modo de Preparar:

Bater a manteiga e o açúcar na batedeira. Adicionar os ovos um de cada vez, batendo até a massa ficar suave. Colocar a essência de baunilha e as bananas.
Em outra vasilha colocar a farinha misturada com o bicarbonato, fermento, sal e nozes. Adicionar à mistura de bananas, mexendo o suficiente apenas para misturar os ingredientes.
Colocar numa forma untada e forrada com papel vegetal* do tipo para pão. Assar em forno pré-aquecido, a 180ºC (350ºF), por 1 hora ou até que inserindo um palito este saio limpo. Retirar do forno e deixar descansar por 10 minutos. Remover da forma depois de esfriar um pouco.



Cobertura Crocante

É aromática e saborosa. Combina muito bem com este bolo.


Ingredientes:

3/4 xícara de aveia em flocos
1/3 xícara de açúcar mascavo bem apertado na xícara (uso 1/4 xícara)
2 colheres sopa de manteiga derretida
1/2 colher chá de canela em pó

Modo de Preparar:

Misturar bem todos os ingredientes e colocar sobre a massa do bolo antes de assar, apertando delicadamente com uma colher para ficar uniforme.

* Corte o papel vegetal mais comprido que o necessário, para formar abas que fiquem para fora da forma, a fim de facilitar a remoção do bolo e assim não danificar a cobertura. Depois que o bolo esfriar um pouco é só "levantá-lo" da forma. O papel vegetal também deve ser untado.


2 comentários:

Vivian disse...

que delicia !!
nunca vi um bolo de banana assim !!!
bjos

Magia na Cozinha disse...

Obrigada Vivian. É realmente muito gostoso e nutritivo.
Bjs :)