sábado, 16 de agosto de 2008

Slices de chocolate e avelã




slices de chocolate e avelã

O blog da Valentina é maravilhoso!
Estou sempre ligado em sua página para ver as novidades.
Hoje estou divlgando aqui uma de suas delícias.

Quem quiser ver mais, pode visitar o seu blog:
http://trembom.blogspot.com/


Já estava me preparando para fazer esta receita há umas duas semanas. Comprei o biscoito de chocolate, e cada vez que chegava em casa tarde demais para fazer a danada comia dois biscoitos com um copo de leite para acompanhar. Fiquei então sem a quantidade que necessitava para a receita. Um perigo ter estes biscoitos em casa. Nunca compro estas coisas pecaminosas a menos que tenha uma receita – como essa. Finalmente consegui me organizar para fazê-la. Tive que comprar mais um pacote de biscoito, é claro. Não comprei biscoitos sólidos de chocolate. Comprei os digestives são revestidos de chocolate. E confesso que fique feliz pela troca.


E a espera foi ótima. Este slice tem algumas etapas, não fica pronto em 2 minutos mas o resultado final vale a pena. As avelãs com o chocolate ficam uma combinação de morrer de boa. Parece que a fatia do slice vai desmanchar na boca da gente. Coma sem culpa pois o danado é calórico; use os melhores ingredientes, porque vale muito a pena. Fiquei apaixonada por esta receita e já comecei a pensar em colocar banana machucada /amassada antes da cobertura para ver como fica – na próxima vez que o fizer é claro. Quase esqueço de dizer que usei mais do que uma xícara de chocolate triturado para misturar com a manteiga pois achei que 1 xicara não foi suficiente. Recomendo então que você coloque 1 xícara e ajuste de acordo com o seu gosto.
Já resolvi adotar esta receita para presentear. As fatias devem ficar lindas embrulhadas para presentes. E na hora de comer, o presenteado vai ficar ainda mais contente.


Ingredientes:
250g de biscoito de chocolate
60g de manteiga sem sal, derretida
4 ovos,separe gemas das claras
¾ xícara(165g) açúcar
½ xícara(50g) avelãs moídas
2 colheres de sopa de farinha de trigo

Ingredientes para a cobertura:
125g de manteiga amaciada
½ xícara (110g) açúcar
1 colher de sopa de suco de laranja
200g de chocolate amargo-70% cação de preferência
1 colher de sopa de chocolate em pó

Preparo:
Pre-aqueça o forno – 180oC. Unte e forre uma forma de 20cmX30cm,deixando abas laterais. Reserve.

Coloque os biscoitos no processador e reduza tudo a farelos. Encha uma xícara de 250ml com farelos de biscoito e ponha numa tigela. Reserve o resto. Derrame a manteiga derretida por cima da xícara de farelos e misture bem. Depois espalhe no fundo da forma.Pode parecer que não vai dar, mas bote fé. Use uma espátula para ajudar a espalhar mais levemente. Leve à geladeira por 10 minutos.

Bata as claras até que fiquem levemente nevadas e vá acrescentando o açúcar levemente e batendo bem após cada incorporação. Depois acrescente as avelãs, o restante do biscoito e a farinha de trigo. Com uma espátula misture tudo bem até que a misture fique homogênea. Espalhe a mistura por cima da base de biscoitos.
Leve ao forno por 20 minutos. Derreta o chocolate numa tigela sobre uma panela com água em fogo baixo. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar por 20 minutos.
Enquanto isso baixe a temperatura do forno para 170oC. Ao mesmo tempo em que o slice esfria bata os ingredientes da cobetura – manteiga, açúcar e suco de laranja. Depois acrescente o chocolate já frio e misture tudo. O slice já vai estar frio, então derrame a cobertura por cima e asse por 20 minutos. Quando ficar pronto retire do forno e deixe esfriar na forma. Leve à geladeira já frio e deixe lá até que fique firme. Antes de servir polvilhe com o chocolate em pó.

Nenhum comentário: