segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sinfonia Marítima (caldeirada)

PB110100

Ingredientes:

2 quilos de filé de peixe firme cortado em cubos (usei Meca)
1 quilo de carne de caranguejo
1 quilo de marisco
1 quilo de lula
1 quilo de camarões sem casca
1 garrafa de leite de coco grande
8 a 10 dentes de alho amassado (depende do tamanho)
03 tomates picada
02 cebola grande picada
01 pimentão verde picado
Cebolinha e coentro picado a gosto
Azeite de dendê (nessa quantidade usei 100 ml) Azeite de oliva
01 mix de tempero, colorau, açafrão da terra, pimenta do reino, sal a gosto.
Como Fazer:
Primeiro em uma panela a parte leve a cozinhar as rodelas de lula, pois como é uma carne emborrachada precisa ficar bem cozida.
Aqueça uma panela grande de preferência de barra e coloque o azeite de dendê e o de oliva e refogue bem a cebola e o alho e deixe dourar depois acrescente o tomate, pimentão, leite de coco e o resto dos temperos.
Junte o peixe e crustáceos, com exceção do camarão a lula já aferventada, e coloque na panela dentro do tempero já refogado, leve ao fogo. Quando já estiver quase cozido coloque o camarão e só esperar uns 8 a 10 minutinhos e já está pronto.
Como todo fruto do mar cai muito bem com um pirão, Enquanto a sinfonia fica pronta, pegue um caldo na panela e coloque em outro recipiente. Acrescente farinha de mandioca e mexa até o pirão ficar consistente. Caso não tenha formado caldo suficiente na panela para fazer o pirão ferva meio litro de agua e coloque fervendo na sinfonia e deixe ferver mais um pouco, agora coloque a agua fervendo mesmo para não tirar o gosto do tempero.
Meu teretete:
Sinfonia marítima ou caldeirada como também se chama e um prato que reúne  vários tipos de frutos do mar  e temperos  na medida certo numa mesma panela.
Este post está bem atrasado, salvei as fotos em um computador que não uso com frequência, sempre que queria postar lembrava que as fotos estava no outro..rsrs
Na pascoa tive o prazer de passar o domingo na casa de praia de um casal muito querido por nos, eles com a família,que dizer  gente para mesa,  que eu adoro, já que mim reclamo que aqui em casa somos dois fica desestimulante cozinhar, foi uma maravilha fui para a cozinha mim sentindo em casa, amei!

3 comentários:

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo disse...

Teresa,
Venho agradecer e retribuir a visita... Que aspecto delicioso ficou esta caldeirada : ) Parabéns pelo seu cantinho, quanta coisa gostosa. Ja estou seguindo também.

Beijinhos

Catarina - ReceitaseSaboresdoMundo disse...

Teresa,
Venho agradecer e retribuir a visita... Que aspecto delicioso ficou esta caldeirada : ) Parabéns pelo seu cantinho, quanta coisa gostosa. Ja estou seguindo também.

Beijinhos

Daniel Deywes disse...

Puxa, eu gosto tanto de frutos do mar, mas é uma pena que moro tão longe da praia. Fiquei encantado com a calderada ...

abraço
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com