quinta-feira, 4 de junho de 2009

Macarrão com Molho de Cogumelos


Este é um dos meus pratos favoritos de agora. Num primeiro momento não dei muita bola, mas como era bem simples, resolvi testar e adorei. Além de delicioso, é rápido e fácil de fazer. Para mim funciona como um prato completo, mas quem quiser, pode acrescentar ainda uma porção de carne e uma de salada para complementar.

Eu adaptei a receita da revista Cooking Light, uma publicação que eu assino aqui nos EUA. Eu gosto muito, pois eles se preocupam em passar receitas saudáveis e saborosas.

Na receita original eles sugerem macarrão gravatinha. Eu utilizo gravatinha ou parafuso, ambos funcionam bem. E, ainda, eles utilizam heavy cream e eu creme de leite, que dá um sabor muito mais rico. Aqui eles não conhecem a versatilidade do creme de leite, ainda que se encontre o produto para vender nos supermercados, no corredor de comidas orientais ou latinas.



Ingredientes:

200g de macarrão do tipo gravatinha OU parafuso
Cebola e alho picados a gosto
100g de cogumelos fatiados ou picados
1/4 de xícara de vinho branco seco ou caldo de frango
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1/2 xícara de creme de leite
Queijo parmesäo ralado a gosto
Salsa ou cebolinha picada


Modo de Preparar:

1- Cozinhar o macarrão como indica a embalagem, temperando com um pouco de sal. Escorrer e reservar. Eu não uso óleo.

2- Dourar a cebola e o alho em um pouquinho de óleo. Acrescentar os cogumelos, refogar por 1 ou 2 minutos. Acrescentar o vinho ou caldo de frango, temperar a gosto com sal e pimenta-do-reino e refogar mais um pouco.

3- Colocar os cogumelos prontos no macarrão reservado. Acrescentar o creme de leite, a salsa e o queijo. Misturar bem e servir no prato. Reaquecer no microondas por mais 1 minuto, polvilhar com mais um pouco de queijo e servir imediatamente. É show!!

Rendimento: 2 porções


2 comentários:

Mundo dos Alimentos disse...

Deve ficar uma delicia

Depois da uma passadinha la no meu.

http://planetadosalimentos.blogspot.com/

Vicky disse...

Eu faco esse macarrao, mas leva alho-poró (leeks) refogado primeiro e depois junta o cogumelo e continua refogando. Assim o cogumelho pega o gosto do alho-poró. E o macarrao eu cozinho um minuto antes de ficar al dente, assim eu misturo o creme de leite na mistura do molho e jogo o macarrao dentro, em fogo baixo. O queijo eu coloco no prato só depois de estar tudo pronto. Delícia!