quinta-feira, 7 de maio de 2009

Torta de Morango


Com a estação dos morangos a todo vapor nada como tirar partido desta fruta tão deliciosa. É minha fruta favorita, sempre me encantou. Com a proximidade do verão o pessoal por aqui gosta muito de bolos simples, recheados com chantilly e frutas frescas e nós também.

Checando receitas na net me deparei com esta sugestão da Martha Stewart, mas como muitas das receitas dela, levam muito açúcar para o meu gosto, resolvi usar a sugestão dela apenas como referência.

Viajando pelos blogs amigos ainda vi estas sugestões da Simone e da Claudia, que também são parecidas. As vezes as coincidências chegam a se tornar até engraçadas. Deve ser uma questão de sintonia. De qualquer maneira, foi ótimo ver quantas possibilidades uma única receita pode conter.

Para a decoração do topo da torta segui a orientação da Simone, pois achei muito bonita. É fácil de fazer e faz toda a diferença, dando um ar de festa a um bolo tão simples.

Esta é uma ótima sugestão para o Dia das Mães que vem vindo por ai.


Ingredientes Torta:

2 bolos redondos de 23 cm (9 inches)
1 1/2 xícara do chantilly de sua preferência
2 caixas de morangos frescos (500 g cada), 1 para o recheio e outra para a decoração
Açúcar para polvilhar os morangos


Ingredientes Massa:

Esta é minha receita favorita de massa para tortas. Já utilizei aqui. É deliciosa e não resseca no dia seguinte, caso sobre.

1 xícara mais 2 colheres sopa de farinha para bolo (cake flour)*
2/3 xícara de açúcar
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1/4 colher chá de sal
1/4 xícara de óleo
2 gemas
1 colher chá de essência de baunilha
2 claras
1/4 colher de cremor tártaro


Modo de Preparar:

Pré-aquecer o forno a 180ºC (350ºF). Numa vasilha média misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Fazer uma pequena cova no centro. Adicionar o leite, o óleo, as gemas e a baunilha. Bater com a batedeira em velocidade média até os ingredientes ficarem bem encorporados. A seguir, bater mais 3 minutos em velocidade alta. Reservar.
Numa vasilha grande colocar as claras e o cremor tártaro. Bater as claras em neve em velocidade alta. Colocar as claras em neve na massa reservada, misturando delicadamente. Colocar a massa numa forma redonda de 23 cm (9 inches) untada, coberta com papel manteiga untado e enfarinhada. Assar de 25 a 30 minutos ou até que a massa se apresente elástica ao toque. Remover da forma e deixar esfriar completamente sobre uma grade.


Ingredientes Chantilly:

1 1/2 xícara de heavy cream OU creme de leite
1 1/2 colher sopa de açúcar
1 caixa de morangos (500 g) picados miudinho


Modo de Preparar:

Colocar o heavy cream e o açúcar na batedeira. Bater até obter o ponto de chantilly. Adicionar os morangos picados a metade do chantilly e misturar. Utilizar. Reservar a outra metade do chantilly para cobrir a torta.


Montagem:


Colocar um dos bolos num prato de serviço. Por cima, colocar o chantilly com morangos, espalhando-o uniformemente. Por cima, colocar o segundo bolo e pressionar delicamente. Colocar o chantilly puro somente sobre o topo da torta. Os lados devem ficar descobertos para mostrar o recheio. Este é o charme desta torta. Sobre o chantilly espalhar os morangos cortados em finos filetes, dispondo-os de fora para dentro. Você provavelmente não utilizará uma caixa inteira de morangos, guardar o que sobrar para outro fim. No final polvilhar os morangos de leve com açúcar. Manter a torta refirgerada.


Nota:

* Aqui nos EUA pode-se utilizar cake flour, um tipo especial de farinha, na confecção de bolos e outros produtos. A sua utilização faz com que a massa fique bem fofinha. Quem não encontrar, como eu, ou não quiser comprar a cake flour, pode fazer uma substituição caseira desta farinha, que nada mais seria uma mistura de farinha de trigo branca com maisena. A proporção é a seguinte:

Para cada 1 3/4 xícaras de farinha de trigo branca, adicionar 1/4 xícara de maisena e misturar bem.

6 comentários:

joão disse...

Parabéns!O seu blogue está óptimo!

Caroline Nascimento disse...

Que delícia! Bati o olho na sua torta e vi que parece com uma que fiz! Dá uma olhadinha no meu blog!
Morango é bom demais!
Beijo!
Carol

Kiki Cortese disse...

Nossa! Que torta liiiiinda! Está de comer só com os olhos! hehehe Maravilha!

Edilia disse...

Que linda torta de morengo,gostei muito.
Edilia

Ateliê Monica Henriques disse...

Olá, adorei seu blog. Quantas delícias. Essa torta de morango então, está uma loucura. tenha um ótimo fim de semana. Abraços.
Monica.

Claudia Lima disse...

Obrigada amigos pelos elogios!
Esta torta é realmente deliciosa, vale conferir!

Bjs :)