terça-feira, 6 de outubro de 2009

Pão de Queijo com creme de leite

Pão de Queijo 3 ingredientes

Ingredientes:

01 caixa de creme de leite (200ml)

01 *copo de polvilho doce

01 copo de queijo ralado a gosto

Modo de fazer:

Em uma vasilha, coloque o polvilho, o queijo e o creme de leite. Amasse bem ate ficar homogêneo,olhe o ponto da massa como fica maravilhoso, depois e só enrolar em  pequenas porçoes.

Pão de queijo- ponto massa

Leve ao forno a 180 graus por 30 minutos ou até dourar.não precisa untar a forma.

usei copo de 200 ml para a medida, coloquei mais da metade queijo muçarela e completei com queijo parmesão.

Os Mineiros min desculpem, sei que que essa não é a receita de um autentico pão de queijo, mais com certeza fica uma delicia, fiz só uma vez, acertei em cheio, não fiz mais pra não cometer o pecado da gula, pois sei que vou comer demais,rsrs

Vi a receita no orkut, postado por  Gerusa , os comentarios dos melhores  aqui na comunidade Culinaria e Receita

Curiosidade:

Mussarela, muçarela, musarela, mozzarella...enfim, como se escreve?

Um dos queijos mais consumidos e apreciados no Brasil, este queijo de origem italiana ( originário das províncias de Salermo e Castela ) tem gerado muita polêmica e confusão no tocante à sua correta grafia.

A forma original em italiano é "mozzarella" sendo que este queijo foi introduzido no Brasil com a chegada dos primeiros imigrantes italianos. Até 1860, não eram numerosos. De 1860 a 1890, primeiro ano republicano, desembarcaram 974 mil italianos no Brasil.

A partir de sua chegada popularizou-se principalmente devido a seu emprego na culinária, tendo chegado em nossos tempos atuais como o queijo de maior consumo no país.

Quanto a sua pronúncia, a incorporação à nossa língua foi praticamente imediata o que levou também ao aportuguesamento do vocábulo e inclusão no idioma português.

Em resposta a Queijos no Brasil, a Academia Brasileira de Letras informa que as formas registradas oficialmente são: muçarela ou mozarela, sendo outras formas de se escrever este vocábulo estão erradas.

Bom, estaria tudo tranquilo não fosse apenas uma questão: a legislação que trata a respeito, que é o Regulamento Técnico para Fixação de Identidade e Qualidade de Queijo (Ministério da Agricultura e do Abastecimento) prevê as formas muzzarella, mussarela e mussarella, sendo formas incorretas conforme a ABL.

Fato é que a forma "mussarela" é a grafia com maior identificação popular, sendo inclusive a forma que se encontra em grande parte dos rótulos encontrados no mercado. Correta perante a legislação do Ministério da Agricultura, esta forma ( mussarela ) não esta de acordo com as normas de ortografia da gramática da língua portuguesa.

Acreditamos que a uniformização deste vocábulo deveria ser a resposta e solução para tantos erros e equívocos. Ou o Ministério da Agricultura se adapte as normas da Academia de Letras, ou esta venha a incluir o termo mussarela, se adpatando assim a legislação e a forma de maior empatia e uso pela população brasileira.

2 comentários:

Vicentina disse...

Teresa
Realmente esta não é a receita do pão de queijo mineiro
Mas tem várias receitas e todas são boas
Esta sua vou esperimentar amanhã mesmo
Bjs

Nane Cabral disse...

Olá, noossa esses pães de queijo me deram uma vontade enorme... eu não sei fazer, nunca tentei na verdade, qq dia vou arriscar. Pareço até mineirinha pq amo pão de queijo, tudo de bom! bjos, Nane vovoqueensinou.blogspot.com